A diferença entre um Site e uma Aplicação WEB

No ambiente WEB é muito comum que alguns termos gerem muitas dúvidas, mesmo entre aqueles que convivem diariamente com eles seja no trabalho ou nos estudos. Uma dessas dúvidas é a diferença entre um site e uma aplicação WEB, até mesmo entre programadores é muito comum a interpretação errônea de ambos os conceitos. Por isso, a seguir vamos falar um pouco mais sobre cada um deles e esclarecer suas principais diferenças, mas antes vamos entender o conceito de cada um.

Um website ou simplesmente site é um conjunto de páginas WEB com informações diversas que tem o intuito praticamente de informar ou expôr alguma informação. Os exemplos mais comuns são os sites institucionais, desenvolvidos especificamente para empresas. Nesse tipo de site são priorizados itens como:

  • História da Empresa;
  • Formas de contato;
  • Descrição de produtos/serviços oferecidos.

No caso das aplicações WEB a situação é muito diferente, uma aplicação WEB funciona como uma espécie de sistema, podemos até dizer que esses dois termos são sinônimos. Em uma aplicação WEB você pode realizar muito mais ações do que em um site normal. Em uma aplicação WEB é possível, por exemplo, cadastrar informações em um banco de dados e interagir com eles de muitas outras formas através de relatórios ou processos automatizados. O grande foco de uma aplicação WEB é solucionar um problema utilizando a programação para isso. Utilizar uma aplicação WEB é sem dúvida uma ótima opção já que ela conta com inúmeras vantagens como, por exemplo, o fato de estar disponível em qualquer lugar a qualquer hora.

Entendendo os conceitos de cada um dos itens podemos concluir então que um site é utilizado praticamente para informar, já uma aplicação WEB é utilizada para solucionar um problema maior que envolva automatização de processos. Utilizando um simples site você não poderá interagir ao máximo com um banco de dados, já com uma aplicação WEB sim. Além disso, com uma aplicação você também conta com recursos importantes como sistemas de login que garantem ainda mais segurança para os dados que estão contido na base de dados.

 

 

Fonte: SCRIPTCASE

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *